Proposta Pedagógica

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Proposta Pedagógica

A MiniMe tem por objetivo o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos cognitivos, de linguagem, motor e sócio-emocional, complementando a ação da família e da comunidade. Temos como princípios norteadores do nosso projeto pedagógico o cuidar e o educar através da brincadeira de forma acolhedora e afetuosa. Nesse momento do desenvolvimento humano, a criança precisa brincar, imaginar, fantasiar, aprender, observar, experimentar, fazer suas descobertas e desenvolver suas múltiplas habilidades num ambiente estimulador, seguro e acolhedor, para que possa atuar de forma cada vez mais independente a partir das relações sociais com o outro e consigo mesma.

Compreendemos que a criança é um ser interativo, que aprende através da relação com o objeto de conhecimento e em interação com outro sujeito. Num movimento que vai do coletivo para o individual, a criança vai construindo conhecimentos, trazendo experiências formadas com o grupo para a sua síntese como ser humano único.

Nossa proposta curricular é embasada em diversos teóricos da Educação, em especial Vygotsky e Winnicott, que em suas pesquisas confirmaram que a criança se desenvolve em decorrência da qualidade das relações que ela tem com o mundo em que vive. Assim, as ações desenvolvidas na Educação Infantil devem ser de caráter educativo, com um olhar para as diferentes inteligências (lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, interpessoal, intrapessoal e naturalista). É fundamental, dentro desta proposta, o adulto enquanto mediador, atento às necessidades de cada criança e construindo estratégias para o desenvolvimento individual e coletivo daquele grupo. Há um propósito cuidadosamente definido por trás de todas as brincadeiras, sejam livres ou dirigidas.

A partir dessas considerações, a organização das atividades deve privilegiar momentos de interação com outras crianças, adultos e a aproximação com diferentes materiais em um ambiente rico de possibilidades. Assim, a criança busca compreender o mundo e a si mesma, testando de alguma forma as significações que constrói, modificando-as continuamente em cada interação, seja com outro ser humano, seja com objetos.

Esta proposta de educação traz o brincar como atividade fundamental, uma vez que representa um espaço privilegiado de interação infantil e de constituição do sujeito-criança como sujeito humano, produto e produtor de história e de cultura. É através da brincadeira que a criança se aproxima e experimenta diferentes formas de lidar com a realidade, assimilando-a e recriando-a.

Nesse sentido, as crianças terão, no dia a dia na escola, atividades lúdicas relacionadas às artes plásticas, artes cênicas, lógica e matemática, linguagem oral e escrita, literatura, expressão corporal e psicomotricidade, mindfullness, ioga, música, estudos da sociedade e da natureza. Essas brincadeiras utilizarão os diversos espaços da escola, além de recursos específicos para cada fase de desenvolvimento infantil.

Faça aqui o download da nossa proposta pedagógica completa.