Estudos da Neurociência mostram que a estimulação cerebral bilíngue auxilia e aumenta o desenvolvimento do mesmo, desta forma, proporcionamos também um maior desenvolvimento em diferentes áreas com a exposição precoce a um segundo idioma. Assim, o bilinguismo ajuda a despertar outras competências, como musicalidade, eloquência, sociabilidade e articulação dos sons.
O aprendizado do inglês já na educação infantil, com a abordagem correta e respeito às especificidades de cada criança, só traz benefícios, pois elas compreendem bem em quais situações comunicativas devem utilizar cada idioma, sem atropelos. As pesquisas mostram que pessoas bilíngues desenvolvem habilidades que ultrapassam os vocabulários dobrados, como a percepção de diferentes maneiras de solucionar problemas lógicos ou mesmo de lidar com tarefas múltiplas. Elas, desde cedo, mostram um desenvolvimento precoce da função executiva, tornando-se cognitivamente mais flexíveis que as monolíngues.
Assim, a proposta de ensino da MiniMe é bilíngue desde suas turmas iniciais. Entendemos que a plasticidade cerebral permite que os bebês e as crianças pequenas se apropriem do inglês tão facilmente como fazem com a sua língua materna. Nossa proposta, portanto, é que o aprendizado do inglês aconteça como se dá com o idioma materno. Não temos aulas de inglês, mas sim atividades conduzidas em inglês na escola, com esse idioma sendo usado no dia a dia da criança nas mais diversas situações. Nosso objetivo não é apenas o aprendizado da língua, mas sim o uso da língua como ferramenta de aprendizagem de uma forma ampla e global.
Aqui, os bebês de 4 meses a 2 anos são expostos ao inglês durante toda a permanência deles na escola, com as professoras comandando as atividades apenas nesse idioma. A partir dos 2 anos, o português é utilizado para os projetos que trabalham a cultura brasileira. Nesse sentido, o tempo dedicado ao português cresce ano a ano e, para as crianças do pré-2, quando preparamos para a alfabetização também em português, chega ao seu máximo de 4 horas e meia por semana para aqueles que permanecem por meio período na escola.
Aqui, formamos estudantes capazes de ingressar em escolas de Ensino Fundamental em qualquer parte do mundo, preparadas não só para a alfabetização tanto em inglês como em português, mas para lidar com as diferentes situações e desafios que virão em suas vidas acadêmica, pessoal e profissional.